Introdução ao Guia de Leitura da Bíblia

Autor: Enio R. Mueller

Muitos de nós já pensaram em ler a Bíblia toda. Um dos problemas é que às vezes nos deparamos com longos capítulos que, ou não entendemos ou nos parecem distantes de nossa realidade. Em Atos 8.30-31, um dos apóstolos encontra uma pessoa tentando ler a Bíblia. “Entendes o que estás lendo?”, pergunta-lhe. “Como poderei entender, se alguém não me explicar?”, responde o homem.

O Guia de Leitura quer ser algo assim, alguém que explica o sentido dos textos da Bíblia. “Explicar” nem é tanto dar respostas a problemas de conhecimento. É tentar mostrar como estes textos, em suas palavras humanas, carregam palavras de Deus que querem dar sentido à nossa vida e nosso mundo.

A Bíblia conta que o povo de Deus uma vez se encontrava num deserto, passando muita dificuldade. E aí surgiam as dúvidas. Uma delas era sobre a capacidade de Deus de nos sustentar, como Ele sempre de novo promete. “Pode, acaso, Deus preparar-nos mesa no deserto?”, o povo se perguntou (Salmos 78.19). Talvez essa dúvida continue a surgir sempre de novo dentro de nós. Um outro salmo responde: “Preparas-me uma mesa na presença das minhas adversidades” (Salmos 23.5).

“Provem, e vejam como o Senhor é bom”, diz outro salmista (Salmos 34.8). Fica o convite. O Guia de Leitura quer ecoar o convite que Deus faz, para compartilharmos de Sua mesa. Jesus nos incentivou a pedir de Deus “o pão nosso de cada dia” (Mateus 6.11). O Guia quer reiterar esse incentivo, e ser mediador deste pão nosso, o alimento bem especial que Deus prepara com muito amor para cada pessoa.

O Guia de Leitura quer trazer um pequeno texto que acompanhe a leitura de um trecho da Bíblia, cobrindo a Bíblia toda, de Gênesis a Apocalipse, em 4 anos. O texto para cada dia estará disponível gratuitamente a quem quiser aceitar o convite e o incentivo. 

“Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, luz para os meus caminhos” (Salmos 119.105).


Como acessar, dúvidas e perguntas frequentes, clique aqui.