Êxodo 40

Êxodo 40

O relato da construção da Tenda de Deus (Êxodo 36 — 39) faz analogia com o relato da criação do mundo. Significativo é que o que, no relato da criação, é trabalho de Deus (fazer e “ver”), aqui é trabalho do povo e de Moisés. “Assim os filhos de Israel fizeram toda a obra. E Moisés viu toda a obra, e eis que a fizeram como Deus havia determinado, assim a fizeram. E Moisés os abençoou” (Êxodo 39.42-43).

Isso sinaliza um elemento essencial do projeto pedagógico de Deus. Deus quer ajudar Seu povo a aprender a aprender, dar-lhe oportunidades concretas de assumir as responsabilidades, e Ele próprio ir ficando mais na retaguarda. Seu propósito começa a ser alcançado quando nós arregaçamos as mangas e assumimos o nosso lugar como parceiros na continuidade da criação. Isso não significa que Deus sai de cena. Pelo contrário, Ele vem para acampar no coração da Tenda, no Santíssimo. Ali o céu e a terra estarão reunidos, como casa de Deus.

O capítulo final do Livro de Êxodo relata essa vinda de Deus ao mundo, que vinha sendo preparada detalhe por detalhe, desde que Ele apareceu no alto do monte Sinai (Êxodo 19). Mas antes, uma última revisada. Êxodo 40 é como um espelho em miniatura de todo o trecho de Êxodo 25 – 39. Também ele é dividido em duas partes. Na primeira, Deus diz a Moisés, detalhe por detalhe, como ele deve erguer a Tenda (40.1-15). Na segunda, Moisés e o povo erguem a Tenda, exatamente como Deus os tinha orientado (40.16-33).

O dilúvio durou, ao todo, um ano (Gênesis 7.6; 8.13). Aí começou uma “nova criação”, uma nova etapa nas relações de Deus com Seu mundo. Assim também agora (Êxodo 40.17). Um ano depois que o povo atravessou o mar e começou Sua peregrinação pelo deserto, começa uma nova etapa. Deus vem acampar no meio do Seu povo (Êxodo 40.34).

Dia 91 – Ano 1

Êxodo 35

Êxodo 35

O recomeço, depois da crise, significa ir em frente. Deus quer morar com Seu povo. Mas para isso, tudo tem que ser feito de um jeito que não ponha em risco o Seu propósito maior, de um dia morar de novo com todas as Suas criaturas neste mundo.

Em Êxodo 35 começam os preparativos para a construção da Tenda em que Deus acampará com os israelitas. De tão importante que esta Tenda é, seis capítulos foram usados para descrever em detalhes como ela devia ser. E agora mais quatro descreverão sua construção. Pois a Tenda aqui da Terra devia corresponder perfeitamente à Tenda do céu, que foi mostrada a Moisés. Só assim, o céu “desceria” à terra e se conectaria a ela. Aquele lugar, tal como a escada do sonho de Jacó, seria o “portal do céu” (Gênesis 28.17). Ali estariam presentes as energias da eternidade, ali começaria a se realizar a reconciliação que Deus quer um dia estender a todo o universo.

Como Moisés fora convocado a talhar as pedras onde Deus escreveria os Mandamentos (Êxodo 34.1), agora também o povo é convocado a colaborar na obra de Deus. Quem tivesse o coração movido, que trouxesse voluntariamente sua oferta (Êxodo 35.5). As pessoas com habilidade para ajudar em algum aspecto na construção da Tenda, que se apresentassem (35.10). Havia uma lista de tudo que precisava ser feito (v.11-19). A resposta do povo foi pronta e generosa (v.20-29). Por fim, são apresentados os que coordenarão o trabalho (v.30-35). Muita gente com “coração disposto” (v.21,26,28), querendo ajudar na construção da Tenda. Um belo testemunho de como se pode sair fortalecido de uma crise.

Também nós temos nossas crises, e podemos ser gratos a Deus por pessoas que, como Moisés, intercedem por nós. E pelos nossos mais fiéis intercessores: Jesus (Hebreus 7.25) e o Espírito Santo (Romanos 8.26).

Dia 88 – Ano 1