1 Reis 12.16-19

1 Reis 12.16-19

“E viu todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos…” (1 Reis 12.16). Aqui está colocado, em poucas palavras, um dos cernes da questão da monarquia. Da monarquia em Israel, o povo de Deus. O povo de Deus achou que o melhor seria ter um rei, como todos os povos. Deus advertiu sobre sérios riscos que isso traria. Desde 1 Samuel 8 estamos acompanhando essa história. O ponto ao qual chegamos agora mostra uma encruzilhada. Na verdade, se Israel queria ter um rei como todos os povos, devia ir se acostumando com o fato de que o rei não precisa dar ouvidos ao povo. Sua palavra é soberana e exige obediência absoluta. 

O que vemos aqui é um povo cindido entre duas perspectivas. Como povo de Deus, tem direito à igualdade e a ser ouvido. Mas por suas opções mundanas acabou cortando o fundamento desse direito. E assim “todo o Israel” acabou optando por se rebelar, renegar o vínculo com seu rei. O problema de fundo já havia aparecido antes. Depois da morte de Saul, Davi tinha sido aclamado rei em sua tribo, a tribo de Judá. O restante das tribos passou algum tempo (7 anos e meio, conforme 2 Samuel 2.11) num clima de instabilidade política. Não sem sangrentos combates e conspirações entre as duas partes do povo de Deus, a tribo de Judá de um lado e as outras dez tribos do outro. Essa história se encontra em 2 Samuel 2 — 4. É só em 2 Samuel 5 que finalmente Davi será aclamado rei sobre todas as tribos, começando um período de reino unido que se estenderá até o fim do reinado de Salomão, sucessor de Davi.

Em 1 Reis 12.16 o fim deste período de reino unido é anunciado. “Às vossas tendas, Israel! Cuida da tua casa, Davi!”. O v.17 reconhece que, do ponto de vista da narrativa bíblica, há aí um problema. Roboão, filho de Salomão, reina agora só sobre “os filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá”. Esse problema vai se expressar, inclusive, na linguagem não bem clara que será usada de agora em diante. Os habitantes de Judá continuam sendo reconhecidos como “filhos de Israel”. Para as dez tribos que se separam, no entando, eles são “a casa de Davi”. O v.19 reconhece essa terminologia: “E Israel se mantém rebelde contra a casa de Davi até o dia de hoje”. O nome “Israel”, então, passará a ser usado quase sempre para se referir às tribos do norte, que romperam com a tribo de Judá, que continuará sob a tutela da dinastia de Davi.

E assim o povo de Deus, chamado para ser o reconciliador dos povos, não consegue se reconciliar nem entre si.

Dia 305 – Ano 1