2 Samuel 17

2 Samuel 17

Este capítulo narra um momento decisivo nessa encruzilhada da história do povo de Deus. O grupo fiel a Davi segue com ele em sua fuga rumo ao rio Jordão. Em Jerusalém, a alta cúpula de Absalão se reúne para decidir quais serão os próximos passos. Várias vezes o narrador já havia mencionado um conselheiro muito sábio do grupo de Absalão: Aitofel (cf. 2 Samuel 15.31-34; 16.15,20,23). Temendo a presença dele junto a Absalão, Davi havia destacado seu amigo Husai, outro sábio, para aderir ao grupo de Absalão e fazer um contraponto aos conselhos de Aitofel. Essa medida veio a ser providencial.

A proposição de Aitofel (v.1-3), posta em prática, teria sido fatal para Davi e seu grupo. Absalão, mesmo concordando, pede uma segunda opinião, como era costume. Husai tem, então, a oportunidade de vir com uma proposta diferente (v.5-13), que à primeira vista parecia mais realista que a de Aitofel. Aitofel tinha recomendado uma ação imediata, que não daria chance de reação ao cansado pelotão de Davi. A recomendação de Husai propicia a Davi algum tempo para escapar do perigo imediato.

A proposição de Husai é vista como a mais aconselhável. O texto vê nisso a mão de Deus, escondida atrás das medidas de Davi e dos conselhos de Husai (v.14). Husai consegue se comunicar com Jônatas e Aimaás, os filhos dos sacerdotes, que Davi havia colocado de prontidão para serem mensageiros (v.17). Para complicar, os mensageiros são vistos e delatados (v.18-20). Mas conseguem se esconder e depois informar Davi dos últimos acontecimentos (v.21-22).

Muito significativo, nessa história, é o papel das mulheres, que quase passa despercebido numa leitura rápida. O elo de ligação entre Husai, em Jerusalém, e Jônatas e Aimaás, nos arredores da cidade, era “uma criada” (v.17).  Quem tomou a iniciativa de esconder os dois rapazes e encarar os que os perseguiam foi “a mulher do homem” em cujo terreno eles se esconderam (v.19-20). Anônimas na história, mas certamente reconhecidas diante de Deus. Hoje, em outro tempo, podemos fazer com que esse reconhecimento se torne mais concreto também na história.

Dia 275 – Ano 1