2 Samuel 9

2 Samuel 9

O capítulo anterior falava da política externa de Davi. Este vai se concentrar na política interna. Ao longo de vários capítulos pudemos acompanhar a tensa relação entre Saul e Davi, que culminou com a morte de Saul e seus filhos, e a entronização de Davi sobre todo Israel (como é frisado em 2 Samuel 8.15). Naquela região naquela época, os objetivos de um novo rei incluíam acabar com toda a família do antigo rei. Sobre Davi cairiam suspeitas de que ele faria a mesma coisa.

O começo de 2 Samuel 9, lido sobre esse pano de fundo, cria uma atmosfera de tensão. Davi, o novo rei, pergunta a seus assessores se ainda há algum sobrevivente da família de Saul (v.1). Ele diz que o que quer é “demonstrar lealdade” para com esse eventual familiar de Saul, por causa de seu pacto de lealdade com Jônatas, filho de Saul. Chamam, então, a pessoa que cuidava das propriedades que pertenceram à família de Saul (v.2). A resposta do homem, Ziba, foi que um filho de Jônatas ainda estava vivo (v.3-4). O rei, então, manda buscá-lo (v.5). Cresce a tensão (será para matá-lo, e assim liquidar com o último possível rival?).

Quando Mefibosete chega, podemos sentir a tensão no ar, a ponto de Davi ter que frisar: “Não tenha medo, eu realmente serei leal para contigo” (v.7). Resumo da história: Mefibosete, o filho de Jônatas, recebe de volta todas as propriedades da família de Saul (v.7). Ziba e sua família e servos ficam com o encargo de trabalhar a terra e prover para a família dele (v.9-10). Já o próprio Mefibosete será convidado permanente à mesa de Davi (o que é repetido 3 vezes: v.7, 10, 13), uma grande honraria (embora fosse usada, muitas vezes, para controlar um possível rival).

Um toque carinhoso no texto é o respeito de Davi em relação a uma pessoa que requer cuidados especiais. O filho de Jônatas era aleijado dos dois pés (v.3, 13). O normal na época era que pessoas assim fossem discriminadas. Em 2 Samuel 5.6-8 há, inclusive, uma história meio obscura que diz que Davi não gostava de “cegos e coxos”. Seja qual for o sentido dessa história, aqui é mostrada uma outra atitude por parte de Davi, recebendo e dando a um coxo uma posição de honra.

Dia 266 – Ano 1