Êxodo 28

Êxodo 28

Aqui vemos como será o trabalho dos sacerdotes no Lugar Santo da Tenda de Deus. Os sacerdotes farão a mediação entre o povo, cujo lugar é o pátio externo, e Deus, que “mora” no Santíssimo, na parte mais interna da Tenda. Arão, irmão de Moisés, e seus filhos (Êxodo 28.1) serão consagrados para esse serviço. Todo o capítulo 28 é sobre as vestes que os sacerdotes usarão ao oficiar.

Por que um capítulo inteiro da Bíblia para explicar em detalhes a roupa com que os sacerdotes realizarão seu ofício? A pergunta reflete dois problemas dos quais é importante se conscientizar. Primeiro, não deveríamos, desde o nosso momento na história, julgar os momentos anteriores. Deus não faz tudo de uma só vez. Ele quer que o povo compreenda o que se passa, e que colabore voluntariamente. E isso pode levar tempo. 

Segundo, a mensagem central aqui continua tão importante hoje como era na época. Deus é Deus. No paraíso, os humanos pensaram que poderiam ser “como Deus”, no sentido torcido que a serpente lhes sugeria. Não se tornaram como Deus, e também deixaram de ser “humanos”. A transgressão da determinação divina introduziu um processo de desumanização, do qual a vida diária ainda hoje nos faz dolorosamente conscientes.

O fato de os israelitas precisarem cuidar, nos mínimos detalhes, da forma como se aproximam de Deus, quer inculcar isso. Cada detalhe aí é previsto pelo próprio Deus, nada fica ao nosso arbítrio. Nesta questão absolutamente fundamental para a vida humana e do planeta, quando fazemos do nosso jeito, fazemos mal. Aprender a parar. Aprender a se aquietar. Aprender a se deixar instruir. Aprender a fazer do jeito como foi instruído. Esta será a lição de cada dia. O restante da narrativa bíblica mostrará quão difícil é isso. E nos trará histórias e exemplos, lições e admoestações, para aprendermos a aprender.

Dia 81 – Ano 1