Isaías 42.5

Isaías 42.5

O servo de Deus, cuja instrução é aguardada pelos povos (Isaías 42.4), traz aos povos a Instrução doSenhor Deus, que criou os céus e os estendeu, que deu forma à terra e a tudo que ela produz, que concede o sopro divino à humanidade que está nela, o espírito aos que vivem nela” (Isaías 42.5). Os textos bíblicos se esmeram em nos mostrar a amplitude da imagem de Deus que nos transmitem. 

Fica quase difícil não pensar que o “pequeno deus”, ao redor do qual tem girado o discurso religioso do povo de Deus, não seja biblicamente um ídolo. E que a imagem de Deus que temos e que nos tem sido pregada, fica longe da imagem de Deus que a Bíblia tenta nos mostrar. “Como ele imagina em sua alma, assim é”, diz um ditado (Provérbios 23.7). A realidade de Deus na nossa vida, normalmente corresponde à imagem que Dele fazemos. Ídolos pregados em púlpitos e refletidos em mentes e corações crentes, não deixam de ser ídolos. São os mais preocupantes, porque ocupam diretamente os lugares reservados ao Deus verdadeiro.

O Deus que fala aqui em Isaías 42.5 não é um deus de rebanho, partidário, pequeno como nós. O nome Êl Adonái junta duas coisas que o povo de Deus jamais deve separar. Êl é o Deus supremo, Deus com “D” maiúsculo. Adonái é o Senhor, o Deus de Israel. O Deus de Israel é o Deus supremo em Sua revelação a um povo, que Ele chama para realizar os Seus propósitos que englobam todos os povos, toda a criação. Mas e se esse povo escolhido inverter a ordem, e começar a pensar que o Deus supremo se revelou como o nosso Deus, e isso nos coloca acima do resto da humanidade? O resto da humanidade que agora é deixado de lado porque Deus “tem coisa melhor”, o resto da humanidade que automaticamente se torna nosso inimigo quando não segue os “princípios bíblicos” dos quais acreditamos que Deus nos tornou os guardiões?

O Senhor Deus, Êl Adonái, criou “os céus”, e não só uma pequena parte do “céu” que para nós seria o lugar para onde vão os crentes quando morrem. O Senhor Deus criou “a terra e tudo que ela produz”, não só os humanos e um cantinho do mundo para onde os Seus humanos pudessem migrar para escapar de tribulações. O Senhor Deus “concedeu o sopro divino à humanidade que está nela”, não só a um pequeno grupo de eleitos. O Senhor Deus “concedeu o espírito” aos que vivem nos céus e na terra que Ele criou, não só a um pequeno grupo de carismáticos.

A revisão das nossas imagens de Deus, à luz da Sua Palavra, é importante. Não só para que aprendamos a perceber a Sua imensa grandeza. Mas também porque é só quando percebemos a Sua grandeza que podemos entender a grandeza da missão do Seu Servo (Isaías 42.1). A grandeza que se oculta por trás da insignificância que o Servo de Deus tem aos olhos do mundo. E que é decisiva para a salvação do próprio mundo.

Dia 87 – Ano 2