Rute 1

Rute 1

O Livro de Rute contém uma das mais belas histórias da Bíblia. Na Bíblia Hebraica ele vem na terceira parte, os Escritos. Rute é o primeiro dos 5 livros que são chamados de Os Rolos (Megilôt), e que são lidos em épocas especiais do ano litúrgico judaico. Na Bíblia grega, cuja ordem a maioria das Bíblias cristãs segue, Rute está entre os Livros Históricos, e vem depois de Juízes. É essa ordem que seguimos aqui.

Essa ordem tem sua razão de ser. O Livro de Rute começa dizendo: “No tempo dos juízes…” (Rute 1.1). Esse é o seu contexto, então. Nessa perspectiva, ele assume duas funções importantes na narrativa bíblica. Primeiro, ele pinta um quadro que faz um contraste com as histórias do Livro de Juízes, mostrando um outro lado do mesmo cotidiano dos israelitas naquele tempo. Conta uma história de amor, solidariedade e respeito humano, também a estrangeiros. Segundo, o Livro de Rute canaliza expectativas existentes sobre um rei que poderia solucionar os problemas crônicos do Israel dessa época. A moabita Rute vai se tornar avó do grande rei Davi. Olhando mais longe ainda, avó do Messias.

O livro tem 4 capítulos, muito bem tramados e escritos. Todos eles seguem uma cadência própria da narrativa hebraica, que é de começar num lugar, desenrolar uma trama até chegar ao centro dela, e depois ir levando-a adiante até que termine no lugar onde começou, mas com uma lição aprendida ou a ser aprendida. E o encadeamento dos capítulos um no outro leva a história em frente.

O capítulo 1 é rápido nos movimentos (1.1-7; 1.19-22) e detalhado nos diálogos que estão no seu centro (1.8-18). O tema é o drama de Naomi (“Feliz”), que se vê obrigada a emigrar com sua família de Belém (“Casa do Pão”) para Moabe, por falta de pão. Lá ela perde o marido e os dois filhos, e enfim decide voltar. Uma de suas noras moabitas, Rute, a acompanha. No retorno, Naomi quer que a chamem de Mara (“Amarga”). Mas é tempo de colheita (1.22). A Casa do Pão foi visitada por Deus (1.6), e o capítulo chega ao fim com expectativas promissoras para as duas viúvas.

Dia 227 – Ano 1