1 Reis 6.1-13

1 Reis 6.1-13

“No ano 480 da saída dos filhos de Israel da terra do Egito …” (1 Reis 6.1) não assinala apenas um marco histórico, mas um ponto de referência para a interpretação destes capítulos como um todo. Duas épocas são colocadas lado a lado, para que possamos ver uma no espelho da outra. “… começou a construir a casa para o Senhor” (6.1).

Em Êxodo 12.41 temos uma nota histórica parecida. “O tempo em que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de 430 anos”. Ao fim desse período, “as hostes do Senhor saíram da terra do Egito”. O motivo do êxodo dos israelitas foi a servidão a que haviam sido submetidos pelo faraó. Além da preocupação com o crescimento dos israelitas, as razões imediatas do faraó estavam em seus grandes projetos de construção (Êxodo 1.11,13), que requeriam mão de obra intensiva. Muito tempo depois, vamos encontrar os israelitas confortavelmente instalados na terra que Deus lhes havia prometido ao saírem do Egito. Também Israel agora tem rei. E o rei de Israel é genro do faraó, o rei do Egito (1 Reis 3.1). E também ele acalenta grandes projetos de construção (1 Reis 9.15-19).

Todo o restante de 1 Reis 6 é dedicado a um primeiro relato da construção do templo em Jerusalém. Nem sempre os detalhes são claros. Primeiro temos as medidas do templo (v.2-3). A construção era toda de pedra (v.7), com revestimento interno de madeira de cedro (v.9). Ao redor da casa, por fora, havia uma estrutura com vários andares (v.5-6). 

A descrição é interrompida nos v.11-13 para falar de uma palavra de Deus que veio a Salomão. Ela começa dizendo: “Essa casa, que estás construindo …” (v.12). “… Se andares segundo as minhas determinações, praticando o meu direito e guardando os meus mandamentos, para te guiares por eles” (v.12). “Então habitarei no meio dos filhos de Israel” (v.13). No fluxo da narrativa, essa interrupção quer chamar a atenção ao fato de que não são os aspectos exteriores do templo que mais importam, por mais que eles nos deslumbrem (e talvez aí esteja um perigo). Importante é a fidelidade à Instrução divina.

Dia 290 – Ano 1