1 Reis 6.14-38

1 Reis 6.14-38

Deus quer morar com um povo que se assume de coração como povo de Deus, vivendo de acordo com Sua vontade. Esse é o verdadeiro templo, a verdadeira casa de Deus. Se o templo exterior refletir essa consagração interior, “então habitarei no meio dos filhos de Israel, e não desampararei o meu povo” (1 Reis 6.13).

1 Reis 6.14 apresenta uma mirada telescópica. “E construiu Salomão a casa, e a concluiu”. E logo o texto volta a detalhes da construção. O templo, internamente, era dividido em duas partes. Uma era “o Santo Lugar” (v.17), que ia da entrada do prédio até o santuário. A parte mais interna era “o santuário, o Santo dos Santos” (v.16), onde seria colocada a arca da aliança (v.20). Ele era “coberto de ouro puro” (v.21-22).

O santuário tem a forma geométrica de um cubo, com vinte côvados (uns 6 metros) de comprimento, de largura e de altura (v.20). No seu interior estão dois querubins, figuras angélicas aladas. Tinham dez côvados de altura. As asas dos querubins tinham 5 côvados cada. Ou seja, eles preenchiam o santuário na largura. Suas asas abertas tocavam as paredes, de um lado, e tocavam-se do outro lado. Com isso formavam uma espécie de linha divisória entre o céu, por cima, e a terra, por baixo. Os anjos que eles representavam faziam a mediação entre o céu e a terra, tal como na visão da escada de Jacó (Gênesis 28.10-17). 

As asas dos anjos representavam a proteção divina (como é dito de forma bonita em Rute 2.12 (“o Senhor, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio”). Por meio delas Deus abraçava o templo, a cidade e a terra prometida, para que dali se irradiasse ao mundo todo a bênção divina. Debaixo de suas asas, onde elas se tocavam, estava a arca da aliança, cuja tampa, o “propiciatório”, representava o perdão sempre de novo concedido pelo Deus da aliança. Quando se construiu a Tenda que acompanhou o povo pelo deserto, Deus disse a Moisés: “Ali virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, te falarei tudo que eu te ordenar para os filhos de Israel” (Êxodo 25.22). 

Dia 291 – Ano 1