2 Reis 13.22-25

2 Reis 13.22-25

“Hazael, rei da Síria, oprimiu a Israel” (2 Reis 13.22). Vimos como o profeta Eliseu pôde perceber nos olhos de Hazael a crueldade com que ele trataria os israelitas, tanto que o profeta chorou com o que viu. “Mas o Senhor teve compaixão deles, e se enterneceu para com eles, e olhou para eles da perspectiva de Sua aliança com Abraão, Isaque e Jacó, e não quis destrui-los, e não os expulsou da Sua presença” (13.23).

Temos aqui um texto importante para a compreensão da “teologia bíblica”, para a compreensão dos caminhos de Deus com Seu povo. A aliança de Deus com Davi valia, em princípio, para todo Israel. Foi só duas gerações mais tarde que o povo de Deus foi separado em dois reinos distintos. A aliança davídica passou, então, a ser considerada patrimônio de fé do reino de Judá. Mas a antiga fé perdurava também em muitos no reino de Israel.

Aqui em 2 Reis 13.23 nos é dito que o Senhor olhou para o povo do reino de Israel “da perspectiva de sua aliança com Abraão, Isaque e Jacó”. A aliança de Deus com Abraão é fundamental para compreender a história de Israel. “Farei de ti uma grande nação”, diz Deus a Abraão; “em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12.2-3). Essa aliança será ratificada em Gênesis 15.16 e depois continuamente renovada, primeiro com Isaque, depois com Jacó e mais tarde com todo o povo que se encontrava no Sinai, na saída do Egito (Êxodo 19.3-6). Ela trata de duas coisas que, bem entendidas, são uma só. Os descendentes de Abraão se tornarão um grande povo. Não para se fecharem entre si e se envaidecerem por serem especiais, mas para que, através deles, a bênção de Deus se estenda a todos povos da terra. 

Os israelitas são escolhidos dentre os povos para formar uma comunidade de aprendizado da Instrução divina, que é para toda a humanidade. A aliança de Deus com Abraão já é parte de uma outra, que lhe é anterior. É a aliança de Deus com Noé (Gênesis 9.1-17). Nela Deus assume o compromisso de zelar pela humanidade e pela terra inteira. “Aliança eterna entre Deus e toda alma viva, toda a carne sobre a terra” (Gênesis 9.16). A aliança de Deus com Abraão tem essa aliança como seu horizonte maior e que lhe dá sentido último. E assim também a aliança de Deus com Davi visa assegurar a continuidade do povo escolhido, para que nele a Instrução divina vá sendo tecida nos corações e nas mentes, para que tudo em que há o sopro divino louve a Deus (Salmos 150.6) e ateste: “O Teu amor, Senhor, enche a terra toda” (Salmos 119.64).

Dia 356 – Ano 1