Êxodo 19

Êxodo 19

Seguindo a jornada, o povo chega ao Sinai e acampa ao pé do monte (Êxodo 19.1-2). Começa ali uma série de subidas e descidas. No v.3, Moisés sobe o monte. Deus fala com ele e lhe entrega uma mensagem ao povo (Êxodo 19.3-6). Esta mensagem de Deus ao povo é uma passagem central no Antigo Testamento. O passado é relembrado (v.4; “carreguei vocês sobre asas de águias, e os trouxe até mim”). O futuro, colocado na perspectiva do mútuo compromisso do presente (v.5-6). Dêem atenção às minhas palavras, respeitem a minha aliança. E vocês serão “reino de sacerdotes, nação santa”.

Aqui fica bem claro em que consiste o pacto especial de Deus com o povo de Israel. Toda a terra é de Deus (v.5), não só o povo escolhido e a terra escolhida. Israel foi escolhido para ser colocado à parte (este é o sentido de “santo” aqui) e ensinado nos caminhos de Deus, para que pudesse ser “sacerdote” (v.6), mediador da reconciliação a todos os povos.

O processo iniciado com o chamado de Abrão tem agora uma importante continuação. Porque o que está para acontecer é importante, há todo um ritual que dá solenidade a este momento. O povo é preparado cuidadosamente para ele (v.8-15). Finalmente, “ao amanhecer do terceiro dia” (v.16) Deus desce sobre o cume do monte, com manifestações impressionantes (v.16-18). E Moisés subia e descia, fazendo a ponte entre Deus e o povo (v.20-25).

Talvez a mensagem principal está na imagem que ele transmite. Estamos lembrados da escada que Jacó tinha visto no sonho (Gênesis 28). Deus no alto, a terra embaixo, anjos subindo e descendo. Fazendo um exercício de perspectiva: se nos afastarmos do monte o suficiente para vê-lo à distância, veremos Deus no alto, a terra e o povo embaixo, Moisés subindo e descendo. O monte Sinai representa a escada de Jacó!

Dia 72 – Ano 1