Gênesis 11

Gênesis 11

Gênesis 11.1-9 conta uma pequena história sobre os descendentes dos filhos de Noé. A humanidade se encontrava espalhada “ao leste do Éden”. Do leste (11.2) ela vem e se reúne numa planície, onde começa a construir uma cidade com uma torre (possivelmente um templo em forma de escadaria) que “chegue até os céus” (11.4). Deus reage fazendo com que as pessoas não mais consigam entender-se (até então “só havia uma linguagem”, 11.1). E assim os povos se dispersam “pela superfície da terra” (11.8).

O problema nessa história não é que a humanidade queira voltar ao  céu, ao paraíso. A lembrança de pertencer a um mundo diferente a faz buscar caminhos de volta. Deus se sensibiliza com isso. Também Ele quer que todo mundo volte ao lar. A questão é o jeito como. Construir uma escadaria da terra para o céu, não é o caminho, embora sempre de novo a humanidade tente fazer isso, das mais diversas formas.

O jeito de Deus realizar isso começa a ser mostrado agora. E começa a ser mostrado através de mais uma lista de pessoas! Gênesis 11.10-26 repete a lista da descendência de Sem. Ela vai se afunilando até chegar a um homem chamado Terá (11.26). Em 11.27, começa então a “história da descendência de Terá”. Um dos seus filhos, Abrão, com a mulher e um sobrinho, acompanha Terá como retirante. De Ur, na Babilônia, eles queriam emigrar para a terra de Canaã. Mas só foram até Harã, onde moraram até a morte de Terá.

E assim o palco está preparado para uma das histórias mais impressionantes que já se ouviram. Por trás dela, a mão de Deus vai guiando pessoas para que Seu plano de uma humanidade reconciliada se realize.

Dia 20 – Ano 1