Isaías 11.10 — 12.6

Isaías 11.10 — 12.6

“Naquele dia” (Isaías 11.10), assim começam textos que querem desenhar diante de nós a esperança que anima os textos bíblicos. A “raiz de Jessé” estará firmemente fincada como bandeira para os povos. “A ela acorrem as nações”, como vem sendo dito desde Isaías 2.2-4. “Naquele dia” (11.11) o Senhor “comprará de volta”, redimirá o restante do Seu povo que se encontra espalhado entre as nações. Há um duplo movimento nestes textos, que temos que captar. Deus sai atrás de Seu povo para resgatá-lo. Os povos acorrem para o lugar onde está a bandeira de Deus. A dispersão do povo entre os povos resulta em chamar os povos de volta ao seu Deus.

Isaías 11.12-14 descreve, em linguagem que à primeira vista pode parecer de confronto, a reunião dos desterrados do povo de Deus “desde os quatro cantos da terra” (11.12). A inimizade entre os povos será removida, especialmente aquela que no momento separa em dois reinos inimigos o próprio povo de Israel (11.13). Uma pequena palavrinha faz a alegria do texto em 11.14: “juntos”. Efraim e Judá, juntos.

Barreiras naturais a separar os povos serão removidas (11.15), como o “braço de mar do Egito” e o grande rio Eufrates, que separam geograficamente a terra de Israel das duas grandes potências da época. A remoção de barreiras não mais terá como propósito a conquista, e sim a criação de caminhos. “Naquele dia, haverá uma estrada do Egito até a Assíria…”. “Naquele dia” Israel fará parte de uma tripla aliança com o Egito e a Assíria, “uma bênção no meio da terra”. “Porque o Senhor de todos os seres os abençoará: Bendito seja o meu povo, o Egito; e a obra de minhas mãos, a Assíria; e a minha herança, Israel!” (Isaías 19.23-25).

“Naquele dia, dirás: Eu te louvo, Senhor! Te indignaste contra mim, mas voltaste da Tua indignação e me trataste com carinho” (Isaías 12.1). Dois hinos de louvor fecham a primeira parte do Livro de Isaías (capítulos 1 a 12). “O Senhor me salvou” (12.2), cumprindo a promessa inscrita no próprio nome do profeta Isaías. No futuro que assim se abre, o povo de Deus tirará água da “fonte da salvação” (12.3). “Naquele dia” os israelitas serão chamados para o louvor e a proclamação dos grandes feitos do Senhor. “Que se saiba disso em toda a terra” (12.5). E assim os próprios textos bíblicos cumprem o seu propósito.

Dia 32 – Ano 2