Isaías 49.1-6

Isaías 49.1-6

Quando lemos esses textos, precisamos sempre ter em mente que eles podem ter em vista diferentes níveis de realidade, que são simplesmente superpostos. Um e o mesmo texto, frequentemente quer dizer mais coisas, não separadas, mas uma dentro da outra. Os israelitas no final do exílio babilônico são chamados de “servos” de Deus. Todos juntos, eles compõem uma comunidade espiritual que se chama “o Servo” de Deus. E que tem como seu modelo e ideal a figura do Servo de Deus

Cada israelita, e cada ser humano, tem como missão pessoal ser um “servo”, que reflete aos outros à sua volta esse “Servo”, à luz da figura do Servo que os textos bíblicos comunicam. A narrativa bíblica sempre conta, também, com o surgimento de pessoas extraordinárias, que vão assumir essa identidade e cumprir essa missão de forma representativa, pelo povo todo.

A pessoa aqui mencionada, chamada Servo e Israel, é um profeta, como se pode ver pela referência à minha boca. Deus o guarda e protege, e o prepara para ser uma flecha certeira quando transmite a mensagem ao povo. O cansaço e a depressão às vezes fazem parte da missão profética. Como também a certeza de que o direito e a recompensa do profeta têm relação com Deus, e não com alguma instituição que o pague por seus serviços.

Num primeiro plano, a missão do profeta é trazer Jacó de volta a Mim, é trazer de volta os remanescentes de Israel. Que o povo de Deus se (re)converta ao seu Deus. Num plano mais amplo, sua missão é ser luz para as nações. O povo de Deus, em sentido estrito, é parte do grande povo de Deus, em sentido amplo. Chamado, e colocado temporariamente à parte, para mostrar e iluminar o caminho que leva para fora dos nossos cativeiros, de volta a Deus, para que a minha salvação se estenda até os confins da terra.

O povo que é chamado e reservado para essa missão não tem, por si só, nada de especial. Na verdade ele tem se mostrado egocêntrico, teimoso e rebelde. Deus sabe que ele é trapaceiro, transgressor desde o ventre materno (Is 48.8). Mesmo assim, Deus o tem carregado nos braços desde o ventre materno (46.3). Israel é santo, porque o Redentor de Israel é santo.

Dia 108 – Ano 2