Isaías 9.8-21

Isaías 9.8-21

Depois de uma série de mensagens a respeito de Judá e Jerusalém, temos agora uma mensagem dirigida ao reino de Israel, que aqui é chamado por vários nomes (Israel, Jacó, Efraim, Manassés). Apesar de no momento Judá e Israel serem inimigos, da perspectiva divina são parte do mesmo povo. “Porque a videira do Senhor de todos os seres é a casa de Israel; os de Judá, a planta que O alegra” (Isaías 5.7). 

Depois de mostrar com detalhes a perversão do direito e da justiça em Judá, e o derramamento de sangue e os gritos de dor que a acompanham, Isaías agora dá uma amostra do que ela tem sido em Israel. Num período de prosperidade material, os moradores de Samaria se sentem seguros, e sua elite empoderada. Aos olhos de Deus, porém, o que se vê ali é “soberba e altivez de coração” (Isaías 9.9). À soberba e à altivez o Senhor resiste decididamente (Isaías 2.6-22).

Uma série de pequenas mensagens contra Israel é ligada por um refrão que aparece pela primeira vez em Isaías 5.25, e que junta um ciclo de profecias em um grande quadro. “Com tudo isso, Sua indignação não diminuiu, Seu braço continua estendido” (Isaías 9.11; 9.16; 9.20). Mesmo assim, lamenta o profeta, “o povo não volta Àquele que o feriu; não buscam o Senhor” (9.12). E assim o Senhor se volta contra as lideranças (9.14), vendo nelas boa parte da culpa por essa situação. “Os que guiam esse povo o desencaminham, e os guiados acabam engolidos” (9.16). Dos profetas se diz explicitamente que são “professores de conspiração” (9.15). A situação chegou a tal ponto que o povo todo está desviado: “são todos uns ímpios e malvados, todos só falam insensatez” (9.17).

“A maldade se espalha como fogo” (9.18), gerando sempre mais indignação divina. “O povo vira lenha de fogueira” (9.19). O mal acaba destruindo quem o fomenta, e Israel vai sendo consumido num círculo vicioso. O ser humano vira o pesadelo do seu próximo. “Ninguém poupa seu irmão” (9.19). A coisa chega a um ponto em que parecem faltar palavras: “Comem o seu próprio braço” (9.20), o que pode significar que se voltam contra quem os poderia ajudar. “Manassés come Efraim, e Efraim Manassés. E juntos se voltam contra Judá” (9.21). Israel e Judá parecem ter tomado sua decisão, à qual o seu Deus os havia convidado: “Se tiverem boa vontade e ouvirem, comerão do melhor que há na terra. Se se negarem e resistirem, serão comidos” (Isaías 1.19-20). 

Dia 25 – Ano 2